Foram apanhar a Espiga???
Nos tempos de escola primária era um dia muito divertido saíamos para o campo era um dia quente ficavamos todas coradas e voltavamos com:
A Espiga.....pão
O malmequer...o ouro e a prata
o alecrim....saúde e força
a oliveira....a paz
e a papoila....amor e vida
Fica este molho para todos!!!
Bonito molho. Pensei que fosse tirada por ti. : )
ResponderEliminarCatarina, Tenho tido uns dias muito atarefados e não tenho tirado fotos nenhumas quem me vale é o Flickr onde as encontro lindas :)))
ResponderEliminarxx
Belíssima fotografia! :)
ResponderEliminarÉ possível que a minha professora da primária me tenha ensinado tudo isso, mas se ensinou caiu em saco roto, tal como as linhas de comboio nacionais (já não valiam de muito hoje) ou os rios de Angola e Moçambique...
Enfim, há ensinamentos e tradições que rapidamente esquecemos! ;)
xxx
Quando era pequeno íamos para o campo apanhar a espiga, mas acho que nunca soube os significados de tudo o que a Papoila indica.
ResponderEliminarObrigado :-)
Teté, As linhas dos comboios só soube UMA que me podia levar de Lisboa a Trás-os-Montes e também me levou a passar num exame oral e com isso passar de ano!!!:)))
ResponderEliminarEvidentemente já não me lembro de nada.
xx
Luis, Também já não me lembrava de muita coisa tive que me ir informar :))
ResponderEliminarxx
Que ramo tão lindo! Não fui apanhar ramo nenhum, nem me lembro se alguma vez apanhei. Eu nem sabia que dia 9 era o dia da Espiga, calhou ver isso num blogue~. Liguei à minha mãe, que também não sabia, e ficou toda contente por eu lhe ter dito porque disse que era o dia de apanhar a Erva-cidreira (a minha tinha muitaaaa no quintal, grande e linda). Já está cortadinha a secar à sombra para depois fazer chá.
ResponderEliminarE apanheu também poejo ;)
Beijinhos.