Coisas que marcam....

Tenho andado com vontade de fazer um colecção de fotografias, sobre as nossas Escolas Primárias porque as há muito bonitas.
Por causa disso, lembrei-me da minha primeira escola.
Era feia! Ficava na mesma rua onde eu morava e era particular.
Aquilo que deveria ser o jardim  era tudo em cimento, entravamos pela porta da cozinha, não sei porquê..e seguíamos para a sala de aula.
Só me lembro de uma sala de aula...a minha!
Lembram-se do filme "E Tudo O Vento Levou?"...lembram-se da cozinheira? Gordinha e bem disposta? Sempre  rodeada de crianças??? Pois a minha professora, era igual! Tanto estava na secretária a ensinar como ia para a cozinha fazer bolinhos...
A professora era casada com o Sr. Farinha, um senhor, bem mais velho do que ela, muito branquinho...podia ter caído na farinha...tal era a cor dele! Este sr. Farinha, entrava na sala quando a professora o chamava e   representava a autoridade, ele é que nos perguntava a tabuada e era ele que nos dava os castigos que podiam ser:copiar dez vezes a tabuada, fazer cinco vezes a mesma cópia, etc.
Tinhamos-lhe respeito.
Agora vem o melhor! Entrei na escola com seis anos.
No primeiro dia de aulas  a minha sorte foi lançada...a professora perguntou como me chamava e...ao saber que tínhamos o mesmo nome, maravilhada decidiu:  
cristininha  tu, sentaste ao pé de mim ,aqui à secretária....
Sentada ao lado da professora, sentia-me a "rainha" da sala e deveria sê-lo pois pediam-me para convencê-la   para que a cópia fosse pequena ou que os trabalhos de casa fossem poucos....e ela deixava-se convencer!!!  Em situações mais complicadas em que a autoridade do Sr. Farinha era exigida havia um miúdo, o Sérgio, que estava sempre de castigo e que me pedia « chora cristininha...chora e pede à D.Cristina que me salve do castigo... e era o que eu fazia!!!
O Sérgio era o aluno "problema" mas eu adorava-o, hoje penso que se calhar o problema do Sérgio era Eu!!! Imaginem, eu só fazia o que me apetecia e ele era obrigado a fazer tudo...uma injustiça pegada !!!
A primeira classe foi uma alegria entre bolinhos, letras e brincadeiras o tempo passou depressa e bem!
Na segunda classe continuei neste mar de rosas de Outubro a Dezembro que foi quando o meu pai descobriu que eu não sabia ABSOLUTAMENTE NADA DE NADA DE COISÍSSIMA NENHUMA :))))
Descobriu, porque depois de muito perguntar se eu tinha feito os "deveres" e a minha resposta ser sempre a mesma " a professora disse que eu não preciso de fazer nada em casa...", um dia resolveu fazer-me umas perguntinhas....
Espantado e preocupado foi falar com a D. Cristina.
Depois das férias de Natal, entrei na Escola Primária "normal"....
Estava muito atrasada. Foi terrível, odiei e chorei muito.
 

Comentários

  1. Não consigo parar de rir... :)
    Se quiseres eu envio-te 2 fotos das antigas escolas da minha aldeia. A feminina e a masculina, pois no meu tempo era assim :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mz,
    Gostei muito da ideia, se puderes manda-me as fotos das escolas, eu também já tirei mais duas que vou começar a mostrar.
    xx obrigada

    ResponderEliminar
  3. Há realmente escolas belíssimas, mas eu tive o azar de frequentar uma que era horrorosa.
    Quanto à sua história, tirei a seguinte conclusão: o caminho mais fácil não é, normalmente, aquele que leva ao lugar ideal.
    Ainda bem que o seu pai descobriu a tempo...
    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Que história tão deliciosa. Devia ser uma escola bem simpática, uma verdadeira extensão da casa. Há escolas primárias lindas. Devia tirar umas fotos do externato onde estudei, ainda existe e está lindo, cheio de desenhos. Fizeste-me lembrar coisas boas (só detestava o dia em que o almoço era peixe escondido - quando esse prato constava da ementa anunciada à 2ªf - então já sabia que nesse dia o meu avô me ia buscar e ia almoçar com o meu pai e avô - no fundo adorava os dias de peixe escondido)

    ResponderEliminar
  5. Carlos, então a sua escola era feia como a minha! Se encontrar uma das lindas se puder tire foto que eu vou lá roubá-la ao Rochedo...obg
    Chocolat, a tua história também é muito querida, tira (se puderes) foto da tua escolinha para a minha colecção eu depois vou buscá-la e faço um post com todas as que for arranjando. Obg.
    xx

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Queijadas de Sintra!" qqqqqqqqqqqq