um médico da moda

«......qual é o segredo do êxito?
Inspirar confiança.
E que é a confiança?
Donde vem?
Da cabeça ou do coração?
Deriva da camada superior da inteligência ou é uma poderosa árvore da ciência do bem e do mal, com raízes que partem da profundidade do ser Através de que meandros comunicava com os outros? É visível aos olhos e perceptível nas palavras?
Não sei; sei apenas que não se pode adquirir lendo livros nem à cabeceira da cama dos doentes. É um dom mágico dado a um homem por direito de progenitura e negado a outros. O médico que tem esse dom pode quase ressuscitar os mortos. O que não tem verá que lhe preferem qualquer outro colega, até num simples caso de sarampo.
......talvez chegasse a ser um bom médico, se tivesse continuado os meus trabalhos no Hospital e junto dos doentes pobres. Mas perdi todas as ocasiões propícias por me haver tornado um médico da moda.
Se vos encontrardes com um destes médicos, observai-o a distância, atentamente, antes de vos confiardes a ele.Pode acontecer que seja bom médico; mas, em muitos casos, não o é.
Primeiro, porque estará demasiadamente ocupado para ouvir com paciência a vossa longa história. Segundo, porque sofre inevitàvelmente o risco de se tornar um snob, se ainda não o é, e de deixar passar  a condessa em primeiro lugar, e de examinar o fígado do conde com mais atenção do que o do criado....
......E, em terceiro lugar, porque se não tem um coração sensível, dará sinais evidentes de endurecimento precoce, tornar-se-á indiferente e insensível aos padecimentos dos outros.......»


AXEL MUNTHE. "O LIVRO DE SAN MICHELE"

um livro a não perder.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Queijadas de Sintra!" qqqqqqqqqqqq